Sobre Pedras.Eco.Br

APRESENTAÇÃO


Meu nome é Hector e amo este mundo de minerais e gemas. Mas antes de me interessar por este assunto, era apaixonado por dinossauros e queria ser paleontólogo. Nessa época comprei muitos livros e estudei bastante. Queria saber tudo sobre esses grandes répteis e foi assim que acabei por encontrar o mundo dos minerais. As escavações e os fósseis me levaram ao vasto mundo da geologia.

Desde então, comecei a gostar de ver minerais em exposições e passei a frequentar lojas e barraquinhas que vendem minerais e gemas. Comprei mais livros e comecei minha coleção que, no início, ficava em um pote de sorvete. Hoje tenho mais de 500 exemplares, alguns deles organizados e expostos em um móvel que foi reformado especialmente para isso.

Pretendo fazer o curso de Engenharia de Minas, por isso em 2015 fiz uma viagem a Minas Gerais para conhecer as Universidades Federais de Belo Horizonte e Ouro Preto que, junto da Universidade de São Paulo, oferecem os melhores cursos da área no Brasil. E não poderia deixar de visitar o Museu de Minas e Metal da MMGerdau, o Museu da UFOP, conhecer a Mina da Passagem em Mariana e fazer outros passeios relacionados. Aprendi muito, conheci professores e profissionais do ramo, tirei muitas fotos e consegui muitas informações.

Antes da viagem, eu já tinha vontade de fazer um site para poder compartilhar tudo o que eu descobria sobre minerais e gemas. Então, juntando todo o conteúdo que acumulei na viagem, criei este site que, na verdade, ainda está em construção. Ainda tem muitas informações e fotos para serem adicionadas pois o assunto é muito extenso. Mas resolvi colocar o site no ar mesmo assim para ir compartilhando meus estudos e descobertas.

Além do site, abri uma página no Facebook e outra no Pinterest. No Facebook, vou postar as fotos de passeios, curiosidades e notícias. E no Pinterest, pretendo fazer uma coleção de links bacanas de sites, lojas, universidades, museus, etc. Não deixe de visitar nosso site com frequência e de acompanhar nossas postagens pois estou sempre atrás de novos conteúdos.

Obrigado!


PARA ENTENDER AS ESPECIFICAÇÕES


Explicarei um pouco das especificações colocadas nos minerais e elementos do site:

-Fórmula Química: representa e número e tipos de átomos que constituem uma molécula daquele material.

-Cores: as cores que o mineral pode ter.

-Dureza (Mohs): é a resistência que um mineral oferece ao ser riscado por um objeto pontiagudo. É medida na escala de Mohs, criada pelo mineralogista vienense Friederich Mohs. a escala vai de 1 a 10, sendo 1 o Talco e o 10 o Diamante.

-Transparência: se o mineral permite a passagem de luz pelo seu interior. As que deixam muita luz passar, são chamadas de transparentes, as que deixam muito pouca passar, são chamadas de translúcidas e as que não deixam a luz passar são as opacas.

-Fratura: é a fragmentação de um mineral, com um golpe, que produz superfícies irregulares. A fratura pode ser concóide, irregular, fibrosa, granulosa, lisa ou estilhaçada.

-Sistema Cristalino: são determinadas formas em que um cristal cresce. Esse sistema pode ser: cúbico, tetragonal, hexagonal, trigonal, ortorrômbico, monoclínico ou triclínico.

-Clivagem:  a classificação é feita de acordo com a facilidade de se clivar a gema. Ela pode ser: muito perfeita, perfeita, e imperfeita.

-Legenda: a legenda está numerada, sendo o número 1 a foto principal e os outros são contados da esquerda para direita. O modelo da legenda é  seguinte: Mineral - Mina - Cidade, (Estado, Província, etc), País

-Símbolo: símbolo do elemento. Ex: Ouro = Au.

-Número Atômico: número de prótons dentro do núcleo de um átomo.

-Massa Atômica: é a média de massa molecular de um elemento químico.

-Densidade: é a razão entre o volume que ela ocupa e sua massa. d= m/v

-Raio Atômico: é a distância entre o centro do núcleo de um átomo e sua camada mais externa. É medida em picômetros (10-12 m).

  • Visite nosso Facebook  Visite nosso Pinterest

Pedras.Eco.Br © 2017